Powered By Blogger

terça-feira, 5 de abril de 2011

YAKISOBA SEM MISTÉRIOS

Bom dia meus queridos!!!
Espero que tenham tido uma noite maravilhosa , com sonhos de anjos..., ou seja,espero que tenham dormido bem, para enfrentar mais um dia...que por sinal está maravilhoso.
Hoje vou postar uma receita de Yakisoba, muito fácil de fazer e com um sabor perfeito! Sem mistérios!!! Esta receita sempre é sucesso, tanto aqui em casa, quanto nos eventos que sou contratada.
Mas antes, quero falar um pouco da origem desse prato.
O Yakisoba, também pode ser escrito Yakissoba que quer dizer: Yaki=assar,grelhar e Soba=macarrão.
Sua origem é Chinesa, mas no Japão tornou-se popular, tanto que o prato é obrigatoriedade em festas de rua, também nos tradicionais Obentô=refeições prontas. Este prato é tão apreciado que em Hiroshima é servido o Hiroshima Yaki
(Okonomiyaki ou pizza janonesa, típica em Hiroshima, recheada com Yakisoba). São muitas variedades de pratos que levam o Yakisoba.
O Yakisoba tem como base legumes ( principalmente Repolho e Acelga), tudo é regional e adaptado, refogados rapidamente para não perder a crocância, carne vermelha, ou frango, ou frutos do mar, há os que ousam misturar tudo e eu sou uma delas. Quanto mais colorido melhor, finalizando com o macarrão soba cozido e frito ( se desejar), acrescido de molho para Yakissoba, que é uma mistura de água, amido de milho, óleo de gergelin, hondashi, shoyu e glutamato monossódico, reduzido e com consistência cremosa.
É um prato econômico, volumoso e bastante prático em sua preparação, capaz de satisfazer a fome do mais glutão dos homens!!!
O maior segredo do Yakisoba, é a preparação com óleo de gergelin torrado.

Aqui vai minha receita e modo de fazer que eu considero hiper prático.

Ingredientes:
500 grams de filé mignon ou 500 gramas de peito de frango picados
1 cenoura ralada
1/2 repolho fatiado-branco ou roxo
1/2 maço de acelga fatiada
1/2 cebola bem picada
1/2 maço de bócolis separando as florzinhas
1/2 couve flor (idem ao brócolis)
1/4 de pimentão vermelho bem picadinho (opcional)
fatias finas de gengibre fresco (opcional)
100 gramas de ervilha torta (opcional)
1/2 pacote de macarrão para Yakisoba ou macarrão tipo caseiro fino
1 vidrinho de óleo de gergelin
1 xícara (chá) de shoyu
1/2 colher de (café) Glutamato Monossódico (A-JI-NO-MO-TO)  (opcional)
1 pacotinho de Hondashi ( pó com sabor de peixe) ( opcional)
1 colher de (sopa) amido de milho
2 xícaras de água

Modo de Preparo passo a passo.
1- Limpe ,lave e pique todos os legumes. Reserve separadamente cada um.
2- Passe a carne já picada em frigideira com uma mistura de óleo de gergelin e óleo comum até que frite rapidamente. Reserve. Não coloque sal ou temperos.
3- Cozinhe o macarrão ( all dente) não deixe mole, escorra, passe em água gelada  e reserve, regando com óleo para que não grude. Mexa bem.
4- Fazer o molho: misture a água, o shoyu, o amido, hondashi, 2 colheres de óleo de gergelin. Leve ao fogo, mexendo sempre até consistência de molho com cremosidade, se ficar grosso dilua com um pouco mais de água, e se for necessário, coloque uma colherzinha de café de Glutamato Monossódico. Depois de pronto coloque sobre o molho ( tocando o molho) uma folha de filme plástico para que não forme nata. Isso é muito importante. Reserve.

Modo de Preparo:
Preferencialmente numa panela Wok,  coloque 3 colheres de óleo de gergelin e comece, rapidamente, reforgar os legumes, conforme sua dureza, (lembre-se que cada ingrediente tem um tempo de cocção), comece pela cenoura e vá colocando os outros ingredientes, mexendo rapidamente, depois dos legumes, coloque a carne, mexa bem para que se agregue, o macarrão, e por último o molho, regando.
Sirva imediatamente.

Dica:
Com essa forma de preparo os seus convidados poderão optar pelos ingredientes que preferirem, dando condição de preparo individual, o que é muito legal!!!, pois todos poderão interagir com vc. enquanto cozinha.

Façam esta preparação de Yakisoba, e verão como é fácil e simples, além de muito saudável e saborosa.

Muitos beijos para vocês.
Um dia cheio de realizações.
Ederli

2 comentários:

  1. O que é, para que serve e onde se compra o glutamato monossódico?

    Bjs

    Rod e Leleh

    ResponderExcluir
  2. Oi Leina, tudo bem?
    O Glutamato Monossódio é da marca ( como se conhece pelo nome) A-JI-NO-MO-TO,ele serve para saborizar todo tipo de preparação e também salgar.
    Facilmente encontrado em Supermercados e Mercearias,seu aspécto é de micro cristais e sua cor é branca.
    Espero ter ajudado.
    abraço
    Ederli

    ResponderExcluir