Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de abril de 2011

TALHARIM A MILANESA

Bom dia, Deus dê um dia de PAZ e muitas REALIZAÇÕES a todos!!!

Adivinha se eu não vou continuar com o assunto "Massas" , certamente!!! pois meu lado "Mama" continua aflorado.
Ainda com o Baú aberto, encontrei esta receita de "Talharim á Milanesa", Como assim?  Sim senhoras e senhores. Delíciaaaa!!! e ,especialmente, calórica, mas como o meu objetivo é deixar receitas diferentes, não vou me preocupar sómente com o que é Light e Diet., mas não se preocupem: as receitas menos calóricas também serão postadas e respeitadas, observando o lado saudável que devemos agregar em nosso dia a dia. É uma receita testada por muitas vezes. Fiz algumas pequenas modificações e adaptações, mas eu garanto que é deliciosa, pode ser um prato único, servido apenas com uma salada verde.

TALHARIM À MILANESA

Ingredientes:
MOLHO BECHAMEL (BRANCO)
3 xícaras de (chá) de leite comum fervente
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada
1 colher de (café) de nóz moscada
sal q.b.
Modo de Fazer:
Coloque numa panela a manteiga e deixe derreter, coloque a cebola e deixe murchar bem, em seguida a farinha de trigo e mexa constantemente para que ela não doure muito, em seguida vá, aos poucos, colocando o leite fervendo e mexendo vigorosamente (para que não encaroce). Mexa com fouê*. Quando estiver com consistência de um creme denso, desligue , coloque a nóz moscada e por em cima do molho, uma folha de filme plástico para não formar nata. Reserve. Este molho deverá ficar encorpado.
Cozinhe o macarrão "all dente", escorra muito bem e distribua-o num refratário.
Misture o molho branco ao macarrão, envolvendo-o muito bem. Cubra com papel alumínio ou filme plástico e leve a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, corte em quadrados, passe rapidamente por ovo e farinha de rosca e vá fritando ( não percisa ser por emersão), até que doure bem de cada lado. Retire, recoloque no refratário bem arrumadinho e cubra com molho a bolonhesa bem quente.
Sirva imediatamente.

MOLHO A BOLONHESA
Ingredientes:
10 tomates bem maduros (se possível tipo italiano)
1/2 cebola ralada
azeite (q.b.= quanto baste)
3 dentes de alho bem picados
1/2 kg. de carne de primeira moída
folhinhas de manjericão
1 colher (bem rasa) de açúcar
sal q.b.
1 colher de (sopa) extrato de tomate de boa qualidade
Modo de Preparo:
Cozinhe os tomates em água.
Passe-os pelo liquidificador e coe.
Numa panela, coloque o azeite ,frite a cebola e o alho, em seguida coloque a carne e refogue muito bem, agregue as folhinhas de manjericão e por último o sal.
Leve o açucar ao fogo, numa frigideira ou panelinha pequena, e faça um caramelo cor de guaraná ou um pouco mais forte ( mas sem queimar), junte ao molho e deixe ferver, acerte os temperos. Reduza o molho até que fique com alguma cremosidade.
Empregue a seguir.

DICAS:
- O açúcar em forma de caramelo tirará totalmente a acidez do tomate, assim como dará mais cor e cremosidade ao seu molho.
- Qunato vcs. virem a sigla Q.B., significa QUANTO BASTE daquele produto.
- Se você ralar o pão amanhecido para a farinha de rosca (não precisa torrar o pão) verá que a crocância e o sabor serão diferentes ,comparado ao que se compra  em supermercados. A tendência da farinha de rosca é que crie bolor. Guarde seus pães em saquinhos de papel, assim terá mais durabilidade e vc. poderá sempre ter farinha fresca. Rale o pão e guarde em vidros bem fechados na porta da geladeira.
- Fouê é um utensílio de arame ou silicone ( nunca compre os de plástico porque derretem), mais conhecido como batedor de claras. Ele é prático e barato, indispensável para mexer molhos, bolos, etc... O seu uso faz com que os molhos e cremes não empelotem.
- Fritar por Imersão quer dizer: imergir, mergulhar a preparação em óleo bem quente.

Esta receita é sensacional e bem calórica, aproveitem. !!!
Um grande beijo a todos
Saibam que estar aqui com vocês é um grande prazer e uma alegria imensurável.
Até amanhã.
Postem seus comentários e sugestões.
Será um prazer atendê-los
Ederli

2 comentários:

  1. Eu já ia perguntar se podia fritar por EMERSINHO...hauhauhuahuah...ainda bem que vc esclareceu... ;)
    legal Mama mia!!! achei demais as fotos!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Thi, na verdade não é por Emersão e sim por Imersão...então seria por Imersinho...rsrsrrsrs beijos querido, fique na paz!

    ResponderExcluir