Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de março de 2011

...Mais um dia pra ser FELIZ!!!

Bom dia a todos!!!
Obrigada Senhor, por mais esse dia, porque , (como disse o nosso saudoso Cazuza), é mais um dia pra ser Feliz!!! ( mais é por minha conta rsrs).
Ontem eu estava super eufórica por causa desse Blog, não via a hora de voltar a escrever... incrível isso!!! e também Maravilhoso, é como se eu conversasse com cada um de vcs. direta e pessoalmente.
Gente, obrigada pela força, e fica aqui, publicamente dito o quão  sou grata por ser mãe de Tercinho e Thiago. Figuras!!! Filhos como esses nem na feira de Osaka!!! ( lógico que não!!!). Obrigada por tudo meus amores...Pela força que vcs. me dão e o incentivo de viver intensamente cada dia...Demais!!!
Ontem estive no Programa Receitas de Sucesso da TV Marília, canal 4, juntamente com a apresentadora e minha querida amiga Cristina de Lucchi.
Como sempre, foi bárbaro!!! O convidado foi um Chef de Cozinha aqui mesmo de Marilia, Gilberto, que nos presenteou com um prato delícia,aparentemente simples, mas com muito sabor: Risoto ao Funghi e medalhões de filé ao molho cremoso de vinho... Tudo de bom, Parabéns para ele. Se alguém se interessar pela receita, me digam que eu posto aqui pra vcs...
Bem, hoje acordei com uma sensação de bem estar...de calor, e vou deixar pra vcs. uma salada muito fresquinha e bem integral, ela não tem um nome mas eu a chamo de Pseudo Kibe, e já já vcs. entenderão o porque.
Vou fazer um suspense...
Estive pensando sobre " A arte de Cozinhar"
Há alguns anos, quando ainda se tinha tempo a dedicar ás receitas de família, onde todos se reuniam em torno de uma grande mesa, de onde saiam as mais inusitadas "obras"...Posso sentir o cheiro daquele tempero bem caseiro, do sussurro das conversas...das risadas...que tempo bom!!!
Hoje, as coisas mudaram e mudaram radicalmente. Raramente vemos as familias reunidas para um almoço ou jantar, conversas á mesa, crianças em volta para dar alegria, todos participando daquele momento, porque na cozinha o clima é sempre de festa, por mais humilde que seja. Na cozinha trocamos experiências, discutimos negócios, falamos sobre familia ( que legal!!!), nos ajudamos, até discutimos, porém nesse mesmo lugar resolvemos as diferenças.
Depois que inventaram o Fast Food e as mulheres descobriram que churrasco é o melhor meio de não se fazer nada...já viu... Mas não as culpo, hj. a grande maioria das mulheres trabalham fora, necessitam ajudar no orçamento doméstico, o tempo está mais curto, as crianças têm muitas atividades, o marido sai bem cedo e chega bem tarde...são tantos e tantos motivos...
Mas eu quero tentar resgatar a forma mais simples e sublime da "Arte de Cozinhar":
O Emocional:
A relação do alimento com a vida social é muito marcante e presente. O alimento nos une, nos aproxima. Quando participamos de refeições em conjunto, comemoramos datas em torno de uma mesa, quando recebemos uma visita e podemos oferecer e servir ao menos um cafézinho ( isso é bem brasileiro e ultra charmoso), aumentamos os vínculos. Isso é AFETO.
Li há algum tempo que, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Minesota, EUA, publicada na revista Arquives of Pediatrics e Adolecent Medicine, fazer refeições com a familia pode ser uma das formas mais fáceis de evitar que adolescentes desenvolvam distúrbios alimentares e recorram a medidas extremas para controlar o próprio peso. De acordo com o estudo realizado, os distúrbios alimentares se tornam mais recorrentes na passagem da adolescência para a vida adulta, e as refeiçõs em familia podem ajudar a evitá-los.
Olha só que responsabilidade, não?
Cozinhar em casa torna nossa vida mais saudável, nos traz longevidade...
Considere que cozinhar é uma Terapia e, principalmente um ATO DE AMOR.

então??? mãos á obra??????????
Receitinha do dia
Faça hj. mesmo. Vc. vai amar!!!

PSEUDO KIBE (prato frio- Garde Manger)

Ingredientes:
1/2 pacote de trigo para Kibe de boa qualidade.
Coloque de molho em água bem quente por mais ou menos 1 hora.
Esprema bem e coloque numa vazilha funda ( saladeira).
Agregue os seguintes temperos:
1/2 maço de hortelã bem picadinha
1/2 cebola raladinha
sal a gosto
2 dentes de alho espremidinhos
1/2 maço de cheiro verde
1 fio (grosso) de azeite extra virgem
1 pitada de Zattar ( condimento sírio, se desejar)
1 pitada de Bah-Har ( tempero sírio, facilmente encontrado em Supermercados)
1 potinho de Coalhada ou Iogurte
Misture muito bem todos os ingredientes, pode ser com as mãos para que ele fique bem ligado. Prove o tempero e sirva sózinho ou dentro de folhas de alface americana. Fica delicioso, saudável e Lindoooo!!!

Dica do dia...
Já que estamos falando de atitudes saudáveis, vai uma diquinha de como substituir o sal nas refeições... Principalmente para aqueles que têm pressão alta, estão acima do peso e nós, mulheres ,que temos a cina de reter líquidos , principalmente em alguns períodos do mês...

Para substituir 4 colheres (sopa) de sal:
- 2 colheres (sopa) de manjericão bem picado
- 2 colheres (sopa) de semementes de endro ( dill) (encontra-sem em supermercados)
- 2 colheres (sopa) de casca de limão ralada ( se for possível, limão siciliano).
Passe todos os ingredientes por liquidificador e armazene num pote bem fechado.

Espero que gostem e que seja de grande valia a todos vcs.
Um beijo grande
Um dia de muita Paz... e muito Amooooooooooooooooorrrr!!!

Amanhã tem mais.
Já com saudades....
Ederli

4 comentários:

  1. Esse pseudo kibe é maravilhoso, já tive o prazer de degusta-lo... ;)
    Parabens Dona Ederli....o blog esta ficando a sua cara!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Tia !
    Adorei o seu blog! vou acompanha-lo sempre! afinal a sua fama e das melhores!!!! assim posso variar o cardapio para o Ri!!!
    vou experimentar essas duas receitas! mto me interessaram!
    Outra coisa, adorei esse post sobre familia em torno da mesa! concordo plenamente e acho uma delicia a familia reunida, comendo, conversando, rindo e passando hoooras a mesa! ahhh que saudade da minha familia!
    O Te deve sentir a mesma saudade! tenho certeza!
    Um beijo bem grande e parabens pelo blog! esta otimo!!!!!
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Dona Ederli! A fama do seu talento na cozinha atravessou oceanos e chegou na Austrália!!! Lá eu pude provar um pouco da "escola" que a senhora deixou com os figuras (Tércio e Thi - o Thi é o melhoooorrr!!! rsrsrs) e agora vou poder absorver um pouquinho do seu conhecimento e experiência, mesmo que á distância!
    E como tudo na vida tem um porquê, não havia momento mais oportuno para mim para ter uma fonte de experiência como o seu blog! Estou no primeiro semestre de Gastronomia, minha segunda faculdade e se Deus quiser passará a ser minha profissão num futuro não muito distante!!!
    Pode ter certeza que nenhum detalhe passará desapercebido! ;-)
    Bjs e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!!!!

    ResponderExcluir
  4. Thais, é com muito prazer e alegria que recebo seu comentário.
    Eles ( Té e Thi) são suspeitos!!! rsrsr
    Este blog é mesmo para compartilhar um pouco do que Deus me deu de dom e tb. as oportunidades que tive e aproveitei. Também estou aqui para absorver e agregar experiências de vcs.
    Estou aberta para receber dicas e opiniões de todos.
    Obrigada.
    Um grande beijo...
    Ederli

    ResponderExcluir