Powered By Blogger

terça-feira, 29 de março de 2011

Abertura

Olá queridos amigos e seguidores.
É com muito carinho que inicio meu Blog, nele postarei diariamente receitas de minha cozinha, testadas por mim, dicas e curiosidades.
Meu forte é cozinha quente, ou seja, tudo o que se refere a alimentos salgados, carnes, aves, risotos, entre tantas e tantas preparações...Mas entendo bastante de Garde Manger ( pratos frios, saladas), Confeitaria e Panificação.
Estudei no Senac Águas de São Pedro entre 2006/2007.
Atuo na área dando aulas pelo Senac ( Cursos Livres) em Marília, onde resido atualmente, também participo de um programa de Tv local- Receitas de Sucesso, sempre que possível! levando receitas maravilhosas para a população Mariliense.
Hoje, especialmente, quero postar uma História ( até onde eu sei, é verídica!!!) sobre o Chantily...
Diz alguns historiadores, que por volta do século XVII, na França,  Francóis Vatel, cozinhero talentoso, organizado e muito ambicioso, queria provar para o rei Luís XIV que era  melhor  que o mestre de cozinha real.
Foi ele quem criou um creme batido doce e perfumado para impressionar a corte em um banquete, mas a iguaria nem foi notada.
Dois anos depois, após ter se exilado na Inglaterra, Vatel voltou á França e foi trabalhar para o Príncipe de Condé, no Castelo de Chantilly.
Só então seu creme caiu no gosto de todos. Vatel batizou a iguaria com o nome do Castelo.
Porém, certo dia, o Prícipe Condé convidou o rei Luís XIV para um fim de semana. O cozinheiro teve duas semanas para preparar a recepção.
No dia em que o rei chegou, apareceram mais convidados do que era esperado.
Vatel, então, notou que o Faisão não era o suficiente, então comentou: "Minha honra está perdida", o Príncipe Condé tentou consolá-lo, mas de nada adiantou, sua preocupação com o Banquete de sábado era estressante, pois seria o maior de sua carreira. Ficara 13 noites sem dormir... Na madrugada do fatídico sábado, foi checar se sua encomenda de peixe havia chegado. Na cozinha do castelo o peixeiro o aguardava com 2 cestas cheias. Era pouco. Vatel havia encomendado frutos do mar por todos os portos da França.
Desesperado, exclamou:
- "Não suportarei mais essa desgraça".
Voltou para o quarto, trancou a fechadura e se matou com um punhal.
Os gemidos de Vatel ao se apunhalar acordaram o castelo. Uma hora depois da tragédia, diversos pescadores começaram a chegar com suas cargas: houvera um atraso nos portos. Á noite, o banquete foi um sucesso, o rei Luís XIV rendeu-se aos dons do cozinheiro. Mas... tarde demais.
Era 23 de abril de 1671, um sábado.

Nota: Gérard Depardieu interpretou Vatel numa versão romanceada do cozinheiro, cujo nome é "Vatel, Um Banquete para o Rei".
Fonte: Revista Super Interessante- 01/2005.

Vamos á uma receitinha para hoje á noite?
Que tal um Filé a Daniel...

Ingredientes:
2 filés temperados com sal e pimenta do reino branca e 1/2 cebola ralada e espremida ( isso dá muito sabor á carne), se for possível algumas folhinhas de Manjerona. Reserve.
4 dentes de alho finamente picados ou em lâminas bem finas
azeite e manteiga
Molho Inglês a gosto

Modo de Preparar:
Coloque 2 colheres de azeite e 2 de manteiga numa frigideira antiaderente, grelhe os filés dos dois lados até que fique ao ponto de sua preferência. Reserve num refratário.
Com o molhinho que ficou na frigideira ( se for necessário agregue mais azeite, frite muito bem o alho e coloque, aproximadamente 4 colheres (sopa) de molho Inglês. Reduza um pouco, sem queimar. Coloque por cima dos filés e sirva imediatamente.

Nota: O Molho Inglês é bastante forte, cuidado com o sal.
Sirva com as seguintes guarnições:
Arroz com Brócolis
Purê de batatas com mandioquinha. ( Faça bem firme).

Meus amores, hoje estarei como convidada no Programa Receitas de Sucesso da TV Marília canal 4.
Espero que tenham gostado desta primeira postagem.
Mil beijinhos...
Ederli.
Amanhã tem outras receitas e novidades.
Se alguém tiver alguma sugestão bem legal, estou aberta para ouvir.
Super noite pra vcs...
Já estou com saudades e com muita vontade de postar receitas bem legais pra vcs...

5 comentários:

  1. ADOREIIIIIIIII!!!!!!!!! VC É REALMENTE D+!!!! MUITO MUITO ORGULHO!!!
    ACOMPANHAREI DIARIAMENTE E QDO TIVER ALGUMA IDÉIA LEGAL.. TE SUGIRO!
    BEIJO ENORME COM MTO AMOR E SAUDADE!!!
    CAROL ARTIOLLI

    ResponderExcluir
  2. Ja no meus favoritos!!!!
    Adorei e PARABÉNSSS!!
    Bjus
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Coisa linda! Achei muito bom seu Blog e gostei da historia que colocou tambem. Muito sucesso como sempre! Continue postando que vamos divulgando para todos. Grande beijo. Your son, Tercio

    ResponderExcluir
  4. Dona Ederli com preciosidades na net....dai sim hein?!!? :) Pode ter certeza que eu e a manu vamos utilizar e muito esse Blog.
    Mãe esse blog já eh sucesso!!!
    bjs
    thi e Manú

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelo carinho. Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir