quinta-feira, 31 de março de 2011

... E A VIDA ACONTECE!!!!

Muito bom diaaaa!!!
Já repararam no céu hj?
Aqui está com algumas nuvens brancas, mas o azul é de um mar límpido.
Delícia!!!
Alguns de vcs. podem estar perguntando o porque desse título de hj.
Eu digo:
Muitas vezes pensamos em desistir de tudo, achando que nada está acontecendo do modo, tempo e forma que queremos, pois é, e de repente...e lógicamente, com nosso esforço e ajuda de Deus a vida vai fluindo e o seu dia a dia vai tomando FORMA de um MODO que não entende, mas observando que, realmente, o TEMPO não é nosso...
Sou exemplo vivo:
Passei por um deserto, um tempo de aprendizado, de introspecção, lutando contra os meus temores, contra os meus gigantes... caraca!!! eu tinha muitos, mas agora tá mais fácil, ficou só um, dois ou ,talvéz tres...rsrs
Recomecei muitas vezes, e desta vez acreditando mais em mim, em meu potencial, em minha capacidade, em minhas experiências de vida.
Por isso estou aqui escrevendo e, no último domingo prestei um concurso para o DAEM (Departamentento de Àguas e Esgoto de Marília) e consegui "passar" na prova com 90% de acertos, isso não quer dizer que serei classificada ou chamada, porque o nro. de candidatos foi absurdo!!! mas para mim com 52 anos, com a Gastronomia fluindo em meus poros, e sem muito entender de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Específicos, foi uma grande vitória.
...E A VIDA ACONTECE!!! Continuem em frente!

Hoje comecei a escrever um pouco tarde, mas vou deixar uma receita muito boa que pode ser feita no jantar, tranquilamente, e para compensar meu atraso vou postar também uma receita doce que  remeterá á sua infância, na casa da vovó ou aquela saudade da casa da mamãe, mas darei um toque atual e também revitalizador... vamos lá?

MEDALHÕES A LA ROCHELLE

Ingredientes:
- 4 medalhões ( filé mignon)
- sal de ervas a gosto (manjerona, tomilho e salvia)
- 3 colheres (sopa) de margarina
Tempere os medalhões com o sal de ervas e reserve.
Grelhe na manteiga. Reserve quente.

Arroz branco:
Faça o arroz comumente e reserve. ( Pode-se aproveitar sobras)

Farofa:
Faça uma farofa com manteiga, bastante cebola, cheiro verde e alcaparras.
Nota: AS ALCAPARRAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS.

Batatas Palha:
Descasque e passe as batatas por ralador, deixe mergulhada em água e exngue em pano de prato bem limpo ( para sair o amido), frite em seguida até que fique bem dourada. Reserve.

Na gordura em que os medalhões foram grelhados, junte o arroz já pronto, a farofa e a batata palha já frita.
Misture muito bem e delicadamente.
Servir imediatamente, acompanhando os medalhões e, se desejar, palmitos grelhados e salada verde.


ARROZ DOCE COM COMPOTA DE AMEIXAS VERMELHAS

COMPOTA:
6  ameixas vermelhas
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 ramo de canela
5 cravos da índia
1 aniz estrelado (Opcional)
sementes de Cardamomo ( Opcional)

Faça uma calda rala com o açúcar, a água e as especiarias.
Retire o caroço das ameixas e corte-as pelo comprimento ( em 4) sem descascar.
Coloque os pedaços da ameixa na calda e deixe ferver até que estejam amolecidos ( sem desmanchar) e a calda grossa. Reserve gelado.


ARROZ DOCE
Ingredientes:
1 xícara de arroz
2 xícaras de leite
1/2 lata de leite condensado
1 raminho de canela
3 gotas de baunilha
3 cravos da índia

Cozinhe o arroz no leite com as especirias ,se for necessário, vá adicionando mais leite até que o arroz cozinhe ( não deixe muito seco), adicione o leite condensado e vá mexendo até que se agregue. Mexa sempre, pois o arroz tem que ficar bem cremoso. Deixe esfriar. Coloque numa taça e por cima um pouco da compota de ameixas vermelhas. Sirva em seguida. Se desejar salpique canela em pó.
Esta receita é revitalizante por causa da fruta vermelha.

Nota: As frutas vermelhas têm o poder de levantar o seu astral, além de serem antioxidantes.

Meus amores,
Espero que façam estas receitas.
São testadas e aprovadíssimas.
Se tiverem dúvidas, me contatem ok?
Terei o maior prazer em atender e esclarecer as dúvidas.

MIL BEIJOS CARINHOSOS.
Ederli

quarta-feira, 30 de março de 2011

...Mais um dia pra ser FELIZ!!!

Bom dia a todos!!!
Obrigada Senhor, por mais esse dia, porque , (como disse o nosso saudoso Cazuza), é mais um dia pra ser Feliz!!! ( mais é por minha conta rsrs).
Ontem eu estava super eufórica por causa desse Blog, não via a hora de voltar a escrever... incrível isso!!! e também Maravilhoso, é como se eu conversasse com cada um de vcs. direta e pessoalmente.
Gente, obrigada pela força, e fica aqui, publicamente dito o quão  sou grata por ser mãe de Tercinho e Thiago. Figuras!!! Filhos como esses nem na feira de Osaka!!! ( lógico que não!!!). Obrigada por tudo meus amores...Pela força que vcs. me dão e o incentivo de viver intensamente cada dia...Demais!!!
Ontem estive no Programa Receitas de Sucesso da TV Marília, canal 4, juntamente com a apresentadora e minha querida amiga Cristina de Lucchi.
Como sempre, foi bárbaro!!! O convidado foi um Chef de Cozinha aqui mesmo de Marilia, Gilberto, que nos presenteou com um prato delícia,aparentemente simples, mas com muito sabor: Risoto ao Funghi e medalhões de filé ao molho cremoso de vinho... Tudo de bom, Parabéns para ele. Se alguém se interessar pela receita, me digam que eu posto aqui pra vcs...
Bem, hoje acordei com uma sensação de bem estar...de calor, e vou deixar pra vcs. uma salada muito fresquinha e bem integral, ela não tem um nome mas eu a chamo de Pseudo Kibe, e já já vcs. entenderão o porque.
Vou fazer um suspense...
Estive pensando sobre " A arte de Cozinhar"
Há alguns anos, quando ainda se tinha tempo a dedicar ás receitas de família, onde todos se reuniam em torno de uma grande mesa, de onde saiam as mais inusitadas "obras"...Posso sentir o cheiro daquele tempero bem caseiro, do sussurro das conversas...das risadas...que tempo bom!!!
Hoje, as coisas mudaram e mudaram radicalmente. Raramente vemos as familias reunidas para um almoço ou jantar, conversas á mesa, crianças em volta para dar alegria, todos participando daquele momento, porque na cozinha o clima é sempre de festa, por mais humilde que seja. Na cozinha trocamos experiências, discutimos negócios, falamos sobre familia ( que legal!!!), nos ajudamos, até discutimos, porém nesse mesmo lugar resolvemos as diferenças.
Depois que inventaram o Fast Food e as mulheres descobriram que churrasco é o melhor meio de não se fazer nada...já viu... Mas não as culpo, hj. a grande maioria das mulheres trabalham fora, necessitam ajudar no orçamento doméstico, o tempo está mais curto, as crianças têm muitas atividades, o marido sai bem cedo e chega bem tarde...são tantos e tantos motivos...
Mas eu quero tentar resgatar a forma mais simples e sublime da "Arte de Cozinhar":
O Emocional:
A relação do alimento com a vida social é muito marcante e presente. O alimento nos une, nos aproxima. Quando participamos de refeições em conjunto, comemoramos datas em torno de uma mesa, quando recebemos uma visita e podemos oferecer e servir ao menos um cafézinho ( isso é bem brasileiro e ultra charmoso), aumentamos os vínculos. Isso é AFETO.
Li há algum tempo que, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Minesota, EUA, publicada na revista Arquives of Pediatrics e Adolecent Medicine, fazer refeições com a familia pode ser uma das formas mais fáceis de evitar que adolescentes desenvolvam distúrbios alimentares e recorram a medidas extremas para controlar o próprio peso. De acordo com o estudo realizado, os distúrbios alimentares se tornam mais recorrentes na passagem da adolescência para a vida adulta, e as refeiçõs em familia podem ajudar a evitá-los.
Olha só que responsabilidade, não?
Cozinhar em casa torna nossa vida mais saudável, nos traz longevidade...
Considere que cozinhar é uma Terapia e, principalmente um ATO DE AMOR.

então??? mãos á obra??????????
Receitinha do dia
Faça hj. mesmo. Vc. vai amar!!!

PSEUDO KIBE (prato frio- Garde Manger)

Ingredientes:
1/2 pacote de trigo para Kibe de boa qualidade.
Coloque de molho em água bem quente por mais ou menos 1 hora.
Esprema bem e coloque numa vazilha funda ( saladeira).
Agregue os seguintes temperos:
1/2 maço de hortelã bem picadinha
1/2 cebola raladinha
sal a gosto
2 dentes de alho espremidinhos
1/2 maço de cheiro verde
1 fio (grosso) de azeite extra virgem
1 pitada de Zattar ( condimento sírio, se desejar)
1 pitada de Bah-Har ( tempero sírio, facilmente encontrado em Supermercados)
1 potinho de Coalhada ou Iogurte
Misture muito bem todos os ingredientes, pode ser com as mãos para que ele fique bem ligado. Prove o tempero e sirva sózinho ou dentro de folhas de alface americana. Fica delicioso, saudável e Lindoooo!!!

Dica do dia...
Já que estamos falando de atitudes saudáveis, vai uma diquinha de como substituir o sal nas refeições... Principalmente para aqueles que têm pressão alta, estão acima do peso e nós, mulheres ,que temos a cina de reter líquidos , principalmente em alguns períodos do mês...

Para substituir 4 colheres (sopa) de sal:
- 2 colheres (sopa) de manjericão bem picado
- 2 colheres (sopa) de semementes de endro ( dill) (encontra-sem em supermercados)
- 2 colheres (sopa) de casca de limão ralada ( se for possível, limão siciliano).
Passe todos os ingredientes por liquidificador e armazene num pote bem fechado.

Espero que gostem e que seja de grande valia a todos vcs.
Um beijo grande
Um dia de muita Paz... e muito Amooooooooooooooooorrrr!!!

Amanhã tem mais.
Já com saudades....
Ederli

terça-feira, 29 de março de 2011

Abertura

Olá queridos amigos e seguidores.
É com muito carinho que inicio meu Blog, nele postarei diariamente receitas de minha cozinha, testadas por mim, dicas e curiosidades.
Meu forte é cozinha quente, ou seja, tudo o que se refere a alimentos salgados, carnes, aves, risotos, entre tantas e tantas preparações...Mas entendo bastante de Garde Manger ( pratos frios, saladas), Confeitaria e Panificação.
Estudei no Senac Águas de São Pedro entre 2006/2007.
Atuo na área dando aulas pelo Senac ( Cursos Livres) em Marília, onde resido atualmente, também participo de um programa de Tv local- Receitas de Sucesso, sempre que possível! levando receitas maravilhosas para a população Mariliense.
Hoje, especialmente, quero postar uma História ( até onde eu sei, é verídica!!!) sobre o Chantily...
Diz alguns historiadores, que por volta do século XVII, na França,  Francóis Vatel, cozinhero talentoso, organizado e muito ambicioso, queria provar para o rei Luís XIV que era  melhor  que o mestre de cozinha real.
Foi ele quem criou um creme batido doce e perfumado para impressionar a corte em um banquete, mas a iguaria nem foi notada.
Dois anos depois, após ter se exilado na Inglaterra, Vatel voltou á França e foi trabalhar para o Príncipe de Condé, no Castelo de Chantilly.
Só então seu creme caiu no gosto de todos. Vatel batizou a iguaria com o nome do Castelo.
Porém, certo dia, o Prícipe Condé convidou o rei Luís XIV para um fim de semana. O cozinheiro teve duas semanas para preparar a recepção.
No dia em que o rei chegou, apareceram mais convidados do que era esperado.
Vatel, então, notou que o Faisão não era o suficiente, então comentou: "Minha honra está perdida", o Príncipe Condé tentou consolá-lo, mas de nada adiantou, sua preocupação com o Banquete de sábado era estressante, pois seria o maior de sua carreira. Ficara 13 noites sem dormir... Na madrugada do fatídico sábado, foi checar se sua encomenda de peixe havia chegado. Na cozinha do castelo o peixeiro o aguardava com 2 cestas cheias. Era pouco. Vatel havia encomendado frutos do mar por todos os portos da França.
Desesperado, exclamou:
- "Não suportarei mais essa desgraça".
Voltou para o quarto, trancou a fechadura e se matou com um punhal.
Os gemidos de Vatel ao se apunhalar acordaram o castelo. Uma hora depois da tragédia, diversos pescadores começaram a chegar com suas cargas: houvera um atraso nos portos. Á noite, o banquete foi um sucesso, o rei Luís XIV rendeu-se aos dons do cozinheiro. Mas... tarde demais.
Era 23 de abril de 1671, um sábado.

Nota: Gérard Depardieu interpretou Vatel numa versão romanceada do cozinheiro, cujo nome é "Vatel, Um Banquete para o Rei".
Fonte: Revista Super Interessante- 01/2005.

Vamos á uma receitinha para hoje á noite?
Que tal um Filé a Daniel...

Ingredientes:
2 filés temperados com sal e pimenta do reino branca e 1/2 cebola ralada e espremida ( isso dá muito sabor á carne), se for possível algumas folhinhas de Manjerona. Reserve.
4 dentes de alho finamente picados ou em lâminas bem finas
azeite e manteiga
Molho Inglês a gosto

Modo de Preparar:
Coloque 2 colheres de azeite e 2 de manteiga numa frigideira antiaderente, grelhe os filés dos dois lados até que fique ao ponto de sua preferência. Reserve num refratário.
Com o molhinho que ficou na frigideira ( se for necessário agregue mais azeite, frite muito bem o alho e coloque, aproximadamente 4 colheres (sopa) de molho Inglês. Reduza um pouco, sem queimar. Coloque por cima dos filés e sirva imediatamente.

Nota: O Molho Inglês é bastante forte, cuidado com o sal.
Sirva com as seguintes guarnições:
Arroz com Brócolis
Purê de batatas com mandioquinha. ( Faça bem firme).

Meus amores, hoje estarei como convidada no Programa Receitas de Sucesso da TV Marília canal 4.
Espero que tenham gostado desta primeira postagem.
Mil beijinhos...
Ederli.
Amanhã tem outras receitas e novidades.
Se alguém tiver alguma sugestão bem legal, estou aberta para ouvir.
Super noite pra vcs...
Já estou com saudades e com muita vontade de postar receitas bem legais pra vcs...